Legislativo propõe desenvolver programas de prática esportiva para a terceira idade

19/03/2019 16:00:00

Reaproveitar os espaços públicos para a realização de atividades físicas e esportivas para pessoas com idade superior a 60 anos é a ideia do projeto de lei 009/19 que está tramitando no Legislativo Municipal. A autoria é da vereadora Janete Ross de Oliveira e recebeu o nome de “Terceira Idade em Movimento”.

A proposta é que o projeto será realizado preferencialmente em equipamentos públicos municipais, adequados ao esporte e lazer, bem como em praças, ruas, parques e áreas verdes, desde que compatíveis ou adaptáveis para tal finalidade. A responsabilidade da execução será das Secretarias de Educação e Cultura e Esporte e Lazer.

De acordo com a vereadora, diversos pontos na cidade já possuem academias ao ar livre e outros equipamentos públicos que podem ser utilizados diariamente e além do incentivo para a prática diária de exercícios físicos, o programa também poderá ser utilizado para a realização da conscientização sobre vacinação, prevenção de câncer de pele, de mama e de próstata, combate ao tabagismo e ao alcoolismo; realização de atividades de controle periódico do diabetes, peso, pressão arterial, colesterol entre outros.

A vereadora acredita que a administração municipal através da parceria entre suas secretarias municipais, pode trabalhar mediante a realização de um planejamento com calendário, onde as pessoas poderão utilizar melhor tais equipamentos públicos, com acompanhamento profissional e a municipalidade poderá estar trabalhando os aspectos preventivos da população, oportunizando melhor qualidade de vida.

Vereadora Janete é a proponente