Duas carazinhenses recebem Honraria Leoni Lemes da Silva

19/03/2019 14:50:00

As carazinhenses Fátima Maria Pereira Barcellos e Silvana Xavier da Cruz receberam do Poder Legislativo de Carazinho, durante sessão solene na noite desta segunda-feira (18), a Honraria Leoni Lemes da Silva. O título visa reconhecer a força da mulher e seus relevantes serviços prestados à comunidade carazinhense e foi criado pela Lei nº 7.645/13 levando o nome de Mulheres Destaque. Porém, em 2017, teve sua denominação alterada em homenagem a Leoni Lemes da Silva, vítima de feminicídio em 2003.

O presidente da Casa, Daniel Weber, autor da proposta de alteração, explicou que o objetivo era reconhecer todas as mulheres simples, que fazem da vida diária uma batalha vencida, e ao mesmo tempo, propor a discussão sobre a violência de gênero, ampliando desta forma, os mecanismos para a erradicação destes crimes. Weber ainda enfatizou que a homenagem também pretende lembrar todas as mulheres sobre a necessidade de demonstrarem sua força e ocuparem, definitivamente, todos os espaços em suas comunidades. “Sintam-se honradas por esta distinção que recebem hoje que é estendida a todas as mulheres de nossa cidade. Mulheres, empoderem-se. Continuem sua luta. Somos orgulhosos de cada uma de vocês”, disse.

Silvana Xavier da Cruz agradeceu a homenagem, mas referenciou-a  à sua mãe, seu exemplo de mulher e batalhadora. Disse ainda que entende que o diferencial em sua vida sempre foi pensar que poderia fazer algo pelos outros, descobrir o lado bom de cada um e como poderia melhorar. “Fazer é a palavra chave para estar aqui hoje ou em qualquer outro lugar. O que você faz, faz a diferença. E o que você precisa saber é qual é a diferença que deseja fazer na vida dos outros”, destacou.

Fátima Maria Pereira Barcellos destacou sua gratidão a família, aos colegas, alunos, amigos e líderes com os quais conviveu e trabalhou em toda a trajetória. Ainda enfatizou que sua missão na área educacional não terminou e que continuará zelando pela bem da comunidade.

Exemplo para todas as mulheres

Durante os pronunciamentos os parlamentares, a única vereadora da Casa, Janete Ross de Oliveira, lembrou que a mulher enfrenta uma batalha diária para ser ouvida e para ser respeitada, porém, ao demonstrar sua força, alcança seus objetivos. “Lembrem que vocês representam todas as mulheres de Carazinho que diariamente buscam seu espaço”, disse.

O vereador Gian Pedroso, falou em nome da bancada do PSB, e disse ser orgulhoso em integrar a única sigla com uma mulher eleita. Ele parabenizou as homenageadas destacando o mérito das duas que em suas áreas tem feito a diferença na cidade.

Em nome do MDB, o vereador Márcio Hoppen, ressaltou que as duas homenageadas, indicadas por ele e pelo vereador Gilson Haubert, com seus feitos, representam um mundo tão desejado por todos, com mais paz, amor, doação e auxílio ao próximo.

O vereador Alaor Galdino Tomaz, em nome dos edis do PDT, destacou que estava feliz em homenagear duas educadoras que apesar, de muitas vezes, não serem valorizadas tanto quanto deveriam financeiramente ou por governos, são reconhecidas pela sociedade em que atuam e pelo trabalho que realizam. “Vocês realmente deixaram a sua marca”, disse.

Ivomar de Andrade, do PTB, destacou que apesar do trabalho desenvolvido até agora, a missão ainda não acabou, já que a homenagem ora entregue será um combustível para que as alimente e dê mais força a fim de que continuem realizando a mudança em suas famílias, em suas comunidades e no município. O vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo também parabenizou as homenageadas, em nome do PSDB, que são homenageadas no mês da Mulher.

Também participaram a cerimônia o Secretário de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, e a Secretária de Assistencial Social, Andreia Schmitz, representando o Executivo Municipal.