05 . 09 . 2017 - 14 : 18

Lideranças municipais recorrem ao Estado para evitar construção do presídio na BR 285

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (05) discutiu sobre a construção do presídio Estadual de Passo Fundo, as margens da BR 285. Após anúncio da liberação das licenças para que seja dada continuidade na construção da casa prisional, representantes municipais estiveram em Porto Alegre para discutir o assunto.  Durante um encontro o secretário de desenvolvimento do Estado Márcio Biolchi, os vereadores Estevão De Loreno e Tenente Costa e o secretário municipal de agricultura Aldrin Kayser questionaram sobre as licenças e declararam novamente a contrariedade na liberação da obra.

Cabe ressaltar que nenhum vereador é contrário a construção do presídio, apenas não concorda com o local escolhido por ficar muito próximo ao ponto de captação da água da Corsan, que abastece o município de Carazinho. Esse mesmo fator foi usado pelo município de Passo Fundo na escolha do local, uma vez que uma das áreas indicadas inicialmente para a construção era próxima a captação que abastecia o município, desta forma, optou-se por colocá-lo as margens da BR 285, prejudicando assim, a comunidade carazinhense.

Este é apenas um dos fatores que fez com que os vereadores buscassem paralisar novamente a obra, pois a comunidade carazinhense não aceita a instalação da casa prisional as margens do município e contesta os gastos com combustível, deslocamento, instalações de familiares aos redores, além de saúde, uma vez que em caso de emergência o hospital mais próximo é o HCC.

Durante a reunião com o secretário Biolchi, os vereadores defenderam a posição de dos munícipes de que há necessidade da construção de um novo presídio, porém, não as margens da BR 285, há menos de 10 km do acesso a cidade de Carazinho. O secretário por sua vez, destacou que essa licença anunciada é uma liberação do próprio município de Passo Fundo o que nada tem a ver com o Governo do Estado.

As entidades de classe do município estão mobilizadas para evitar que ocorra a retomada da obra, inclusive a própria OAB já havia levantado a possibilidade de uma ação para evitar que o presídio saia naquele local.

21.09.2017 - 14:10
Projeto que autoriza o Município a conceder reparcelamento de débitos a residências alienadas será votado na segunda-feira

Foi liberado para votação na próxima segunda-feira (25), pela comissão de Ordem Econômica e Social da Câmara de Vereadores, o projeto de lei que autoriza o Município

21.09.2017 - 09:28
Audiência pública sobre guarda armada 24h nas instituições financeiras será na próxima semana

A Câmara de Vereadores realizará na próxima semana, dia 28, às 19 horas, uma audiência pública para discutir o projeto de lei que institui a guarda armada 24h nas

18.09.2017 - 21:49
Câmara entrega Título Tradicionalista Destaque em sessão no CTG Unidos pela Tradição Riograndense

A Câmara de Vereadores entregou, durante sessão ordinária desta segunda-feira (18),o título “Tradicionalista Destaque” ao senhor Pedro Américo Messerschmidt.

15.09.2017 - 08:00
Título Tradicionalista Destaque será entregue na próxima segunda-feira

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira (18) será realizada no CTG Unidos pela Tradição Riograndense, onde será entregue

Sessão Ordinária nº 311 (25/09/2017 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 25 de setembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.

1. Projeto de Lei 097/17 do Executivo Municipal, o qual Autoriza o Município a conceder reparcelamento de débitos relativos à alienação dos imóveis cedidos pelo Município, de acordo com as Leis Municipais nº 4.676/94, 5.204/98, 5.277/99 e 5.383/00; 2. Destaque 01 dos artigos 8º e 24º do Projeto de Resolução nº - 007/017, que Altera o Regimento Interno de autoria da Mesa Diretora.