05 . 09 . 2017 - 14 : 18

Lideranças municipais recorrem ao Estado para evitar construção do presídio na BR 285

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (05) discutiu sobre a construção do presídio Estadual de Passo Fundo, as margens da BR 285. Após anúncio da liberação das licenças para que seja dada continuidade na construção da casa prisional, representantes municipais estiveram em Porto Alegre para discutir o assunto.  Durante um encontro o secretário de desenvolvimento do Estado Márcio Biolchi, os vereadores Estevão De Loreno e Tenente Costa e o secretário municipal de agricultura Aldrin Kayser questionaram sobre as licenças e declararam novamente a contrariedade na liberação da obra.

Cabe ressaltar que nenhum vereador é contrário a construção do presídio, apenas não concorda com o local escolhido por ficar muito próximo ao ponto de captação da água da Corsan, que abastece o município de Carazinho. Esse mesmo fator foi usado pelo município de Passo Fundo na escolha do local, uma vez que uma das áreas indicadas inicialmente para a construção era próxima a captação que abastecia o município, desta forma, optou-se por colocá-lo as margens da BR 285, prejudicando assim, a comunidade carazinhense.

Este é apenas um dos fatores que fez com que os vereadores buscassem paralisar novamente a obra, pois a comunidade carazinhense não aceita a instalação da casa prisional as margens do município e contesta os gastos com combustível, deslocamento, instalações de familiares aos redores, além de saúde, uma vez que em caso de emergência o hospital mais próximo é o HCC.

Durante a reunião com o secretário Biolchi, os vereadores defenderam a posição de dos munícipes de que há necessidade da construção de um novo presídio, porém, não as margens da BR 285, há menos de 10 km do acesso a cidade de Carazinho. O secretário por sua vez, destacou que essa licença anunciada é uma liberação do próprio município de Passo Fundo o que nada tem a ver com o Governo do Estado.

As entidades de classe do município estão mobilizadas para evitar que ocorra a retomada da obra, inclusive a própria OAB já havia levantado a possibilidade de uma ação para evitar que o presídio saia naquele local.

22.11.2017 - 09:38
Contratação emergencial de agentes de combate a endemias está em tramitação na Câmara

Está em tramitação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que visa a contratação emergencial de agentes de Combate a Endemias. De acordo com a justificativa do

21.11.2017 - 10:11
Grupo Toniato apresenta a sua Unidade em Carazinho

Foi inaugurada nesta terça-feira (21) a nova Unidade de Negócios do Grupo Toniato no município de Carazinho. O local tem foco no segmento de transporte agroquímico e vem para

20.11.2017 - 20:30
Prêmio Zumbi dos Palmares é entregue pela Câmara de Vereadores

Foi entregue durante a sessão solene da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (20) o Prêmio Zumbi dos Palmares, de acordo com a Lei Municipal número 7.481 o qual institui no

20.11.2017 - 16:07
Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue nesta segunda-feira

Será entregue nesta segunda-feira (20), durante sessão solene do Legislativo, o Prêmio "Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores.  O prêmio existe no

Sessão Ordinária nº 322 (27/11/2017 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 27 de novembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.