Doadores de sangue e medula terão isenção na inscrição de concursos públicos

14/06/2017 16:23:00

Foi sancionado pelo prefeito municipal Milton Schmitz, o projeto de lei de autoria do vereador Daniel Weber o qual estabelece isenção na taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue e medula óssea. O projeto foi aprovado por unanimidade na casa Legislativa e, após sansão do prefeito, passa a ser obrigatório do município de Carazinho.

Através desta lei, cria-se no município uma forma de incentivo à doação de sangue e medula óssea, com base no que vem ocorrendo em outros municípios que já aplicam esta metodologia. De acordo com dados de hemocentros de diversos estados brasileiros foi registrado um aumento de 12% a 15%, após aprovada a isenção aos doadores.  Para Weber este incentivo vem para sanar  uma necessidade, pois “uma pequena parcela da população se propõe a doar sangue ou medula, por isso acredito que com esse incentivo teremos um aumento nesse número, além de ser uma necessidade, pois vemos um grande número de campanhas voltadas a este tema”, destacou o vereador.

Além disso, Daniel destaca a importância da conscientização na população, pois uma doação pode salvar a vida de uma pessoa, mas ainda há muita dúvida e desconhecimento, principalmente para os doadores de medula óssea. Este é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, mas que hoje ainda há muita dificuldade de encontrar um doador compatível. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea e, através deste projeto, o vereador acredita também no aumento de pessoas interessada no assunto.