Notícias

Sem projetos na pauta, vereadores debatem sobre a Reforma da Previdência e o pedágios da BR 386

20/03/2017 21:35:00

 A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (20) não teve nenhum projeto em apreciação, apenas votação e discussão dos requerimentos protocolados pelos vereadores durante a semana. Sendo assim, o grande expediente teve a discussão voltada ao que está na ordem do dia.

A sessão contou com a presença de todos os vereadores titulares, sem a presença de suplentes que votaram e aprovaram todos os requerimentos protocolados. Além disso, a reunião teve a transmissão ao vivo via página oficial da Câmara de Vereadores e rádio.  

Grande Expediente:

O vereador Márcio Hoppen foi o primeiro a usar a tribuna e falou sobre a PEC da Reforma do Previdência e destacou a importância da mobilização da população para evitar que esse projeto seja aprovado em Brasília. Falou ainda sobre a situação das escolas estaduais, onde alunos estão sem aulas no interior por falta de transporte para os alunos. Guarapa garantiu que está em contato com a coordenadora e com a secretaria em Porto Alegre para que seja dada agilidade, pois  é preocupante o que vem ocorrendo com os alunos.

Em seguida, o vereador Clayton Pereira falou da situação das paradas de ônibus que estão em condições precárias, tomadas de mato, sem telhado, sem contar a falta de acesso aos cadeirantes e pessoas com deficiência. Por esse motivo, solicitou maior atenção da secretaria de obras para a manutenção destes locais.

Em seguida, a vereadora Janete Ross de Oliveira também foi até a tribuna e iniciou o seu discurso sobre a reforma previdência e destacou a importância da união de todos para lutar contra a aprovação deste projeto. Também falou de um anteprojeto protocolado por ela e o vereador Lucas Lopes o qual institui o programa “Saúde em Dia”, que busca trabalhar a saúde preventiva nas escolas municipais. Outro projeto que também foi protocolado pela vereadora foi o que obriga os supermercados e hipermercados a terem carrinhos adaptados para crianças com deficiência. Solicitou o apoio de todos os vereadores para aprovação do projeto que está em tramitação na casa.

O vereador Gian Pedroso também comentou a situação das escolas estaduais que estão precisando do transporte escolar para que os alunos que moram n o interior tenham acesso a escola. Além disso, defendeu um projeto de lei de sua autoria e que foi retirado da pauta no ano passado por ser inviável, que incentiva os alunos da rede municipal a prática de danças tradicionalistas nas escolas. Desta vez, o projeto foi protocolado como uma indicação ao Executivo.

O vereador Fábio Zanetti falou da sensibilidade dos vereadores com a preocupação com as pessoas com deficiência, pois é uma grande demanda que precisa desta atenção. De acordo com ele 15% da população carazinhense tem algum tipo de deficiência o que faz necessária essa nova postura para se ter uma cidade mais inclusiva, atendendo as pessoas da melhor forma.

Em seguida foi a vez do vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo que falou de sua viagem a Porto Alegre na última semana onde visitou secretários estaduais em busca de melhorias para o município. Comentou da educação, onde se buscou uma pressão em cima da secretaria estadual da educação para que seja disponibilizado o transporte para os alunos do interior do município, onde falta apenas a assinatura do jurídico para que seja concluída a contratação da empresa para prestação dos serviços. Outra visita destacada foi da ida até o prefeito Nelson Marchezan Jr. para saber do funcionamento do Banco de Talentos que nada mais é que um cadastro de pessoas que se interessam em atuar como cargos em comissão para ocupar o cargo. O mesmo é feito via sistema, onde são selecionadas pessoas que tem experiência na área  em questão. A causa animal também foi um dos assuntos tratados no gabinete da deputada Regina Becker.

O vereador Tenente Costa também se posicionou contrário  a Reforma da Previdência que pode ser votado pela Câmara dos Deputados. A situação dos Bombeiros de Carazinho também é uma das preocupações do vereador, onde uma nova turma está para se formar em Passo Fundo e pelo menos 8 pessoas deverão ser destinados para o município . As provas teóricas dos CFCs também deverão iniciar no município nos próximos dias, uma vez que falta ainda um laudo técnico para que sejam liberadas as provas.

Na sequencia o vereador Daniel Weber foi até a tribuna para parabenizar todos os agricultores pelo dia mundial da agricultura, comemorado neste dia 20 de março. Destacou a importância da agricultura para o nosso estado, fazendo referência aos produtores de Carazinho e ao Sindicato Rural que trabalham fortemente para garantir o alimento da sociedade. O esporte também foi tratado pelo vereador, onde destacou a importância de incentivar não somente o futebol, mas outras tantas modalidades esportivas que são praticas pelos munícipes e levam o nome da cidade para fora do Estado.

O presidente da casa, vereador Estevão De Loreno destacou a presença do vice-prefeito Fernando Sant’Anna ouvindo as demandas da comunidade, que são protocoladas pelos vereadores em todas as sessões ordinárias da casa. Também falou da sua posição sobre a Reforma Previdenciária e dos pedágios que estão para se instalar na região e disse que a Câmara fará um movimento contrário a essas duas situações que só vem para prejudicar as pessoas e ao município.

O vereador Alaor Tomaz também ocupou o espaço para se pronunciar na sessão e disse ser contrário a reforma da previdência que está sendo proposta pelo Governo Federal. Além disso, solicitou o alargamento das pontes no interior, pois não se consegue passar com o maquinário e isso preocupada a todos, principalmente por se falar em uma safra recorde para este ano.

O vereador Anselmo Britzke foi o último a se pronunciar a fez uma solicitação ao líder do governo para que seja colocada em funcionamento a Farmácia Básica do município. Segundo ele, se uma pessoa ficar doente no sábado só pode pegar o medicamento para iniciar o tratamento na segunda-feira, quando abre a farmácia.  Aproveitou o momento para lamentar o trabalho prestado pela Corsan no município, que não está cumprindo com os contratos e promessas feitas aos vereadores nos últimos anos. Gauchinho relatou sobre um terreno na Rua Eurico Araújo para que seja doado ao município para que seja dada uma finalidade naquele local, seja destinado a um grupo de escoteiros, GSV, ou outra entidade que vá usufruir aquela área. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×